quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Saga: Cinquenta Tons

Editora: Intríseca/Autora: E.L. James 



A trilogia ‘’Cinquenta Tons’’ virou um fenômeno mundial, uma história quente, romântica e 
muito viciante, virou mania ente mulheres de todas as idades. Não há no momento quem não sabia que é Christian Grey, odiando ou amando é um personagem que deu muito que falar e juntamente com a inocente e apaixonada Anastasia Steele; A Autora E.L. James descreve uma das melhores histórias de amor do século XXI. 

Alguns meses atrás comprei o livro ‘’Cinquenta tons de Cinza’’, sem saber absolutamente nada sobre o enredo, na época me chamou atenção a capa, mas na verdade comprei pois li na internet que era um livro polemico que estava dividindo opiniões e que iria virar filme e um dos nomes cogitados para fazer o papel principal era de um dos meus atores preferidos, Ian Somerhalder. Então na impulsividade fui adquiri um exemplar.

Como já falei antes esse é um livro que você ama ou odeia, não existe meio terno e somos obrigados a definir um lado. Vamos ver qual é o meu?!

Resenha: ‘’Cinquenta Tons de Cinza’’
Saga: Cinquenta Tons/ Editora: Intríseca/ Autora: E.L. James/ 455 Pgs.


Em ‘’Cinquenta Tons de Cinza’’ somos apresentados a Christian Grey empresário, jovem milionário, lindo, extremante atraente (em muitos sentidos), controlador e Já nos primeiros capítulos é visível que Sr. Grey guarda um grande segredo.

Fiquei muito feliz de ter começado a ler os livros antes de virar ‘’modinha’’, pois só assim fui descobrindo devagarzinho, com muito suspense, segredo e surpresa o que Christian escondia.

E realmente foi surpreendente descobrir que um tema do livro seria o ‘’masoquismo’’; Nunca tinha pesquisado nada do gênero, mas sabia que era um assunto pesado. Então nos primeiros trechos quando Sr. Grey vai ate a loja de construções que Ana trabalha e pedi braçadeiras de plástico, corda e fita adesiva, meu radar vermelho de cuidado começa a piscar e eu pensei ‘’não pode ser! Eu devo estar imaginado coisas!’’, mas não estava realmente, meu pensamento me levou para o lado certo do romance.

‘’Cinquenta Tons’’ é narrado em primeira pessoa por Srta. Anastasia Steele, uma protagonista ao qual me identifiquei jovem, inocente, estudante de literatura com um super amor aos livros, trabalha,estuda e vive muito feliz em seu mundinho, extremamente desajeitada com os próprios pés e engraçada, vivi em constante diálogo consigo mesma, sua consciência ou como ela se refere sua ‘’Deusa Interior’’. Ana conversa e visualiza sua Deusa, quando ela esta feliz a ‘’Deusas’’ esta dando pulinhos vestida de líder de torcida, quando esta triste a ‘’Deusa’’ esta escondida  atrás do sofá, chorando e por aí vai...

No geral gostei desse diálogo que ela vive com ela mesma, algumas vezes me irritei com a ‘’Deusa Interior’’ de Ana e algumas (mais) vezes eu ri muito. Em minha opinião esse apetrecho usado pela Autora serviu para deixar o enredo mais leve, não deixando aquele drama de dominador/sura/violência.


Sim, caro leitor, em ‘’Cinquenta Tons de Cinza’’ existe exatamente duas cena de violência, a grande polêmica era essa, de o livro estar fazendo apologia a violência contra a mulher, mas para mim é tão claro o jeito que é exposto que Christian é doente, é traumatizado, sofreu na infância, na adolescência e que ele ia ter que dar um jeito de superar esse lado dele. Querendo ou não a última cena de violência foi fundamental para a seqüência da história, foi exatamente essa cena que fez toda a diferença no segundo livro da Saga ’’Cinquenta Tons mais Escuros’’.

Adorei as seqüências em que Christian atua no papel de dominador, achei muito sexy, sob a visão que Ana tem dele o Sr, Grey é tudo de bom, foi o ‘’mocinho’’ feito sob medida para as ‘’princesas’’ atuais, extremamente charmoso, sexy e dominando Anastasia de uma forma que a faz esquecer o mundo e todo e qualquer problema.

Mas espera aí! Ele é o problema.

Sim, leitora. Ele sabe ser fofu em uma hora e no momento seguinte frio de distante, sabe fazer você se apaixonar se sentir a mulher mais maravilhosa e logo depois tratar sua relação como um contrato.

Christian Problemático Grey.

E, no entanto não acredito que não há mulher que se derreta a seus encantos. Muitos encantos. Bem... Quanto a mim, cai nas graças de Christian na metade do primeiro livro e sim; Amei!

“Porque sou cinquenta vezes fodido, de cinquenta maneiras diferentes, cinquenta tons diferentes, Anastasia”. P.241

Apesar de eu ter amado, existem criticas ao livro que eu tenho que concordar. Muitas pessoas estão falando que o livro é mal escrito, cheio de erros de concordância e pleonasmos.

Tenho que aceitar, mais (com uma grande ênfase no ‘’mais’’) a escritora E.L. James escreveu o primeiro volume sem pretensão a ser um fenômeno mundial e a história começou com uma ‘’fanfic’’ ou ‘’fanfiction’’, textos escritos por fãs de livros, filmes, séries e celebridades que cansados de esperar pelo novo livro ou aquele final que tanto queria e não aconteceu criaram uma nova forma de literatura. No caso de Autora ela escreveu sobre ‘’Crepúsculo’’, então na verdade Christian nasceu de Edward e Ana de Bella. E daí com essa nova repaginagem o romance adolescente virou um romance adulto. Encontrei diversas semelhanças entre os livros, mas nada que eu estivesse pensando na hora da leitura, no momento que li, somente vi Christian e Ana. Analisando depois e com calma que descobri semelhanças.   
  
Não acho que a Autora escreve mal, acho que ela era inexperiente e cresceu muito do primeiro livro ao último. Em ‘’Cinquenta Tons de Liberdade’’ não encontrei muitos erros (se encontrei não percebi de tão fascinada com o enredo) e gostei também de achar um vocabulário mais culto.

Amei os e-mails trocados nos livros.

Quanto às repetições de frases e palavras, eu gostei, pois funcionou como bordões e agora estão pelo mundo na boca de muitas mulheres. Frases como: ‘’ Por favor, Anastasia, não morda o lábio — sussurra. ’’, ‘’Ah, Ana, o que eu vou fazer com você?’’, ‘’Estamos aqui para satisfazer Srta. Steele’’ ou mais pesadas como ‘’ eu não faço amor. Eu fodo. E com força. ’’ caíram no gosto popular.

‘’-Vou fazer amor com você, agora.
-Ah. - O chão desaba sob meus pés. (...)
-Quer dizer, se você quiser. (...)
-Pensei que você não fizesse amor. Pensei que você fodesse, e com força.
Ele abre um sorriso malicioso, que produz efeitos diretos lá embaixo.
-Posso abrir uma exceção, ou talvez combinar as duas coisas, vamos ver. Eu quero muito fazer amor com você. Por favor, venha para a cama comigo. (...) Trata-se de um meio para um fim, mas um fim que eu quero, e espero que você também. ’’

Cinquenta Tons de Cinza. Pg.102.

Resenha: ‘’Cinquenta Tons mais Escuros’’
Saga: Cinquenta Tons/ Editora: Intríseca/ Autora: E.L. James/ 485 Pgs.

Em ‘’Cinquenta Tons mais Escuros’’ somos apresentados a personagens que sofreram mudanças, Anastasia Steele, cresceu como mulher e se torna mais segura em suas decisões, optando que não, não faria tudo por amo. Todos têm seus limites rígidos e Ana encontrou o dela.

Christian se transforma visivelmente nesse livro, do dominador ao submisso. Ele se apaixona por Ana e percebe que ela não serve para submissa. Mas será que ele abriria mão de um estilo de toda uma vida por amo?

Após ser ‘’punida’’ por Christian, Ana abre mão de seu amor e acaba a relação, cai em uma grande depressão e o mesmo acontece com o Sr. Grey. Ele se modifica aos poucos por causa de Ana.

Então encontramos nesse livro um Christian mega, super, hiper fofu, apaixonado, inseguro, fazendo tudo possível e impossível para recuperar o amor, confiança e respeito de Anastasia.

‘’Cinquenta Tons mais Escuros’’ ganha outro enfoque e você não vai encontrar nenhuma cena de sadomasoquismo nesse romance. Todo o dilema BDSM - Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo acabam no primeiro livro, no segundo volume temos um novo enredo com não apenas um mais dois vilões. A boa e velha (sem trocadinhos) Elena Robsons, finalmente (para meu horror) aparece na história e juntamente com o segundo vilão (que não vou contar quem é) temos em mãos um eletrizante romance policial. Com direito a acidente de helicóptero, perseguições de carros, ex-submissas louco-psicóticas e sumiços misteriosos que deixam o leitor desesperado. Tudo isso somando a uma louca paixão, romance e desejo.

Em ‘’Cinquenta Tons mais Escuros’’ descobrimos um passado obscuro e cheio de demônios de Sr. Grey. Trazendo um personagem cada vez mais profundo e cheio de segredos e você vai querer descobrir mais e mais! 

‘’-Você nunca me abraçou – sussurrou Christian – Você disse que me amava.
Ela estreitou os olhos.
-O amor é para os todos, Christian. ’’ Pg. 477

‘’ - Ele ainda é doido por você, sabia? – murmura.
- E como você sabe disso, Sr. Grey?
- Reconheço os sintomas, Srta. Steele. Acredito que sofro do mesmo mal.’’ 
Pg. 424.

Resenha: ‘’Cinquenta Tons de Liberdade’’
Saga: Cinquenta Tons/ Editora: Intríseca/ Autora: E.L. James/ 518 Pgs.


Em ‘’Cinquenta Tons de Liberdade’’ temos na minha sincera opinião o melhor livro da Saga. Nele Christian e Ana estão definitivamente juntos. Anastasia se torna madura e segura enquanto Christian se permite deixar ser amado, nesse romance encontramos o velho e bom Christian dominador/sexy de volta e misturado com o Christian romântico e família. Combinação perfeita e imbatível.

O enredo se volta para a atual relação do então Sr. e Sra. Grey, deixando de lado o Christian inseguro, o Sr. Grey volta a ser nosso gostoso dominador (no bom sentido)louco por controle.

Nesse romance coisas estranhas vem acontecendo desde o desastre de Charle tango e deixam a família Grey em alerta. Afinal quem que estaria interessado em destruir o magnífico Sr. Grey?

De volta ao mundo dos romances policiais a Autora nos trás mais um eletrizante romance de tirar o fôlego de qualquer um.

Bem; Já deu para notar que sou uma super fã da trilogia, neh?!!

Então com ‘’Cinquenta Tons de Liberdade’’ vou me despedindo como o coração na mão. Gostei muito do final, teve todos os elementos que eu gostei na narrativa, amor renovador e libertador de Christian e Anastasia me conquistou. Mudou opiniões, calaram muitas, mas bocas e me divertiu, me angustiou, me fez ficar sedenta por mais.


E nos últimos capítulos quando eu já estava com aquele sentimento de perda no coração, eu me deparo com um capítulo logo após o epílogo, chamado de ‘’Tons de Christian’’ e daí minha Deusa Interior pulou do sofá e fez uma super pirueta no ar!!  Ahahha

Isso mesmo caro leitor, tudo leva a entender que a nossa querida Autora ira escrever a trilogia sob a narrativa de Christian Grey, contando em primeira pessoa tudo sobre a infância e adolescência traumáticas e mais toda a sua história de amor com Anastasia Steele.

Lendo os primeiros capítulos tudo leva a crer que não terá muito ‘’romantismo’’ a princípio, mas será um grande prazer ver todas as reviravoltas desse romance pelos olhos de cabeça do Sr. Grey.

E.L. James
Espero super ansiosa!

’-Eu adoro o Christian filantrópico – murmuro.
- Só ele?
- Ah, adoro o Christian megalomaníaco também, e o Christian maníaco por controle, o Christian romântico, o Christian especialista em sexo, o Christian pervertido, o Christian tímido... A lista é interminável.
- É uma porção de Christians.
- Eu diria que são pelo menos cinquenta.
Ele ri>
- Cinquenta Tons. – murmura ele, o rosto enfiado no meu cabelo.
-Meu cinquenta tons. ’’ Pg.362.

Paula Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário