quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Resenha: ‘’Romeu Imortal’’.

‘’-Não me atrevo há permanecer mais tempo! – confessa Frei Lourenço, antes de abandonar Julieta com Romeu morto em seus braços...
- Esta é a sua bainha, punhal amigo! Repouse cúmplice dentro de mim e deixe-me morrer. – diz Julieta, antes de cravar o punhal no peito e curvar- se imóvel sobre o corpo de Romeu, selando com seu gesto a eternidade de tão imenso quanto infeliz amor. ’’ Pg. 74 ‘’Romeu e Julieta’’.


‘’Sei que nada que ela me mostre poderá mudar meu destino ou nos dar o final do livro que minha adorável garota de conto de fadas está procurando, mas, mesmo assim... Algo esta mudando dentro de mim...
Ela fez de mim um tolo. Um grande tolo sonhador. ’’
Pgs. 203 e 273/ ‘’Romeu Imortal’’.

Se derrepente a tal trágica história de Julieta e Romeu tivesse sido influenciada por um determinado Frei Lourenço para um final tão brutal? E se os vilões não forem vilões e sim os mocinhos traidores?
Tendo como ponto de partida a linda história de amor de Romeu e Julieta, A Autora Stacey Jay cria um maravilhoso universo paralelo que nos da uma nova perspectiva de amor e amizade.

Será que só se pode amar uma pessoa durante sua existência? Em ‘’Romeu Imortal’’ segundo livro que fecha o nosso ‘’tour’’ pela história da existência imortal de tão amados personagens, damos seqüência a uma realidade que Julieta é apaixonada por Benvólio e Romeu para se redimir dos erros do passado é mandado para uma realidade onde tem que fazer uma jovem conhecer o amor; ele tem que mudar essa moça e tirar todas as inseguranças, traumas e maldades que existe dentro dela. Quem é a moça? Ariel. Lembram dela? A moça que Julieta habitou o corpo no primeiro livro ‘’Julieta Imortal’’ e que era anti-social cheia de medos, de vergonhas e com uma imagem depressiva de si mesma.
Julieta não participa abertamente desse volume com exceção a alguns ‘’intermezzos’’(expressão usados no teatro, quando o foco principal sai de um personagem protagonista e vai para outro), como o livro é narrado por Romeu e Ariel (intercalando), Julieta não poderia ser excluída, então ela vai aparecendo um pouco ali, outro aqui, ate que a história toda se funde no final.

Romeu é Romeu! Eu tenho uma queda por esse personagem, ele é lindo, com uma gentileza digna de um cavaleiro e um charme de derreter qualquer barreira.
A Autora consegue escrever as falas de Romeu com um galanteio e um chame que não são usados hoje em dia. O LIVRO É POESIA PURA. Marquei muitas partes que eu simplesmente amei e foi muito difícil escolher algumas para preencher essa resenha.

‘’Ele é bonito. Como um anjo caído do céu. Quando ergue o olhar para encontrar o meu. Não consigo respirar. Sua dor e beleza envolvem meus ossos e me apartam. ’’ Pg. 80.

Ariel tem uma mudança muito visível nesse livro; O amor a muda, a transforma e a fortalece. Por meio de Romeu, Ariel (com nome de anjo e força de guerreira) cresce na história como personagem e como personalidade deixando uma dúvida ao público; Afinal, Ariel é uma doce menina boa ou uma suicida assassina má? A briga entre o mal e o bem, luz e trevas continua e o pior que pode acontecer é Ariel perder a sua alma.

‘’Aparentemente a Luz e a Escuridão têm muito mais em comum do que eu imaginava. ’’ Pg. 275.

‘’Veja só, cavaleiro de armadura brilhante a Dama prefere o valete. ’’ Pg. 144.


O livro é divertido, emocionante e brilhante. Realmente gostei muito. A história divide opiniões, quebra regras e te faz desconfiar de tudo e de todos. Eu sempre tive em mente ao decorrer da leitura que o único personagem que era inteiramente sincero era Romeu (Não estou puxando o saco. hahah). Ele já havia mostrado seu lado sombrio agora faltava nos presentear com seu lado bom, então segui a história pelos olhos e opiniões dele e não me decepcionei. Acho que o final em si, comparado com a grandiosidade do enredo foi um pouco murcho. Mas não tira o brilho e o prazer que senti ao lhe ler.
Então... Amei ‘’Romeu Imortal’’, conseguiu superar o primeiro volume e me fez vibrar a maior parte do tempo.

‘’Ela é mesmo bonita. Apesar das cicatrizes. Ou talvez... Por causa delas. Ela é um aviso ambulante de como a vida pode ser preciosa e efêmera. Ninguém com sorte suficiente para estar respirando deveria considerar isso como certo, ninguém deveria hesitar quando consegue ter em mãos o que queria.
Eu quero tocar você. Quero me aconchegar ao seu lado, na cama e ver se você pode me ensinar a sonhar alguma coisa que não me faça acordar gritando. ’’ Pg. 84.

Mais Quotes:

‘’ - Você nunca ouviu dizer que não se deve julgar um livro pela capa? – ele pergunta – Especialmente se todas as palavras dentro dele são diferentes?’’ Romeu/Pg. 134.

‘’Meu desejo de evitar o sofrimento é maior do que minha necessidade de falar mais verdades. A promessa dos céus é grande, mas a ameaça do inferno é sempre mais forte. ’’ Pg. 56.

Paula Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário