quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Resenha: ‘’Marina’’ do Autor Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma/ 189 páginas


‘’Marina me disse um dia que a gente só se lembra do que nunca aconteceu. (...) ás vezes duvido de minha memória e me pergunto se serei capas de recordar o que nunca aconteceu’’ Pgs. 07 e 189.

Comprei esse livro pela frase que está na capa ‘’todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma, este é o meu’’e logo de cara o Autor me ganhou. Amei a escrita de Carlos Ruiz Zafón, me conquistou, me dominou. O livro é uma mistura de mistério, terror, suspense muito bem equilibrado com a sensibilidade e a beleza da história melancólica.

 Em ‘’Marina’os fios entre a beleza e o horror encontram novo significado, confesso que fui um pouco má com esse livro e não lhe dei a devida atenção a princípio; tive que parar de ler pouco depois das primeiras páginas e só voltei dias depois, até eu ‘’engrenar’’ na leitura o livro já estava nas suas cem páginas  finais e foi quando eu vi a preciosidade que tinha por entre as mãos.

A história se passa em Barcelona, terra de origem do Autor e os protagonistas são Óscar (o fofinho), Marina (a forte) e de presente o leitor ganha o pai de Marina, o Artista e dramático Germán.

‘’- Meu pai é um artista (...). Os artistas vivem no futuro ou no passado. Germán vive de recordações. É tudo que ele tem.
- Mas ele tem você.
-Eu sou a maior de todas as recordações dele... ’’ pg.134.

Marina e Óscar se conhecem, se tornam amigos, num determinado momento do livro eles presenciam uma cena de uma mulher de preto, num cemitério e a partir dali começam uma série de segredos, mistérios e terrores, mas o que Oscar não sabe é que Marina também tem um grande segredo e no meio desses suspenses, vai nascendo um romance e o texto é tomado por um sentimento, uma sensibilidade e é lindo.

Por tanto entre o horror e a beleza indico e classifico esse livro como maravilhoso não pude deixar de relatar que acabei esse romance em meio às lágrimas e que não esperava que ele me envolvesse tanto.


Quotes Preferidos:

‘’Só as pessoas que tem algum lugar para ir podem desaparecer. ’’ Pg. 07

‘’Na época, não sabia que, cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele’’ pg. 08

‘’Ás vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar. ’’ Pg. 68

‘’Eu ia calado, a testa apoiada na janela e a alma no fundo do bolso. ’’ Pg. 69

‘’A vida concede a cada um de nós apenas alguns raros momentos de pura felicidade. Ás vezes são apenas dias ou semanas. Ás vezes anos. Tudo depende da sorte de cada um. A lembrança desses momentos nos acompanha para sempre e se transforma num país da memória ao qual tentamos regressar pelo resto de nossas vidas, sem conseguir. ’’ Pg. 144

‘’Por anos, fugi sem saber do que fugia. ’’ Pg.189.


Obras do Autor Carlos Ruiz Zafón:

  O Prisioneiro do Céu;
 O Jogo do Anjo;
  A sombra do vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário